Os estudantes têm até às 23h59 desta sexta-feira (07) para realizarem a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esse é o prazo máximo e não será prorrogado.
Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro da conta Gov.br. O prazo também é válido para solicitar pedidos de atendimento especializado e tratamento por nome social.
A taxa de inscrição custa R$ 85, deve ser realizado o pagamento até o dia 12 de junho, através de boleto bancário, PIX, cartão de crédito e débito em conta corrente ou poupança. Os resultados de recursos sobre isenção da taxa foram divulgados no último dia 24, assim como de recursos que tratam das justificativas de ausência no Enem 2023 para candidatos que estavam isentos da taxa.
Estudantes do Rio Grande do Sul
Em razão do estado de calamidade pública provocado pelas enchentes, o estudante gaúcho terá um prazo especial para realizar a inscrição no exame. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará um calendário explicando passo a passo. Lembrando que os estudantes estão isentos da taxa de inscrição.
Conquiste o Futuro
O aluno do Conquiste o Futuro que já está se preparando para o Enem deve continuar o ritmo de estudos, para assim garantir a tão sonhada aprovação no seu curso dos sonhos. Para os que ainda não conhecem o método Classgame, entre em contato com a gente e venha estudar com o melhor e único ensino inovador, que garantirá a sua vitória.
Sobre o Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do Exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Por Cledyson Fernandes