É perceptível notar que, quem já participou das edições do Enem, observou que nas redações contém várias informações para realizar um bom texto, e seguir as regras para que a nota seja validada na sua maioria.
Os estudantes que se preparam antes da prova e estudam em cursinhos preparatórios, já têm uma noção sobre as instruções da redação, como escrever, os textos motivadores e a proposta de redação.
A leitura de todos estes pontos é indispensável, mesmo que o estudante já tenha prática de outras provas que realizou. Após isso, é necessário transcrever a redação, apontar seu ponto de vista e não desrespeitar, de forma alguma, os direitos humanos.
Textos Motivadores – o que são?
Oferecem ao estudante dados sobre determinado problema, e assim discutir a questão-problema. Ao término da redação, criar uma proposta de intervenção, ou seja, uma solução transparente para o caso em questão.
Como posso usar os textos motivadores?
A ideia do Enem é que o estudante reflita sobre as diversas dimensões do tema que está contido nos parágrafos. Além disso, os textos motivadores devem ser utilizados para interpretar e não para copiar na folha de redação.
Essa prática é avaliada pelo Inep como negativa e causa uma pontuação mais baixa ou até mesmo a anulação.
Recomendações
Na folha onde está contido o tema da redação, há também algumas orientações a serem seguidas para não receber nota zero: veja
Pontos que precisam da atenção dos estudantes:
1- Ler os textos motivadores, observando as palavras ou os fragmentos que indicam o posicionamento dos autores.
2- Identificar, em cada texto motivador, se for o caso, a tese e os argumentos apresentados pelos autores.
3- Refletir sobre o posicionamento dos autores dos textos motivadores e definir, com muita clareza, qual será o seu posicionamento.
Por Cledyson Fernandes